VENCENDO A TRIBULAÇÃO
É hora de enfrentar o problema. Na Bíblia, encontramos vários conselhos úteis que farão do cristão um vitorioso.
Creia em Deus
Sem fé, não se chega a lugar algum:
Hb.11:6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Ainda que o quadro diante de você seja totalmente negativo; ainda que não pareça haver solução para o problema; ainda que não veja uma porta de saída, creia em Deus:
Sl.91:2: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”
Is.12:2: “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.”
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_
TENHA PACIÊNCIA
A paciência nos ensina a suportar a dor e a adversidade. E é justamente por meio da aflição que desenvolvemos essa virtude:
Rm.5:3: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência.”
Rm.12:12: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.”
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_
NÃO SE ISOLE
A provação pode nos arrastar a depressão, fazendo com que nos fechemos em nós mesmos. A Bíblia não recomenda o isolamento, mas aconselha buscarmos ajuda:
Ec.4:9,10:“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.”
O cristão faz parte de um corpo, que é a Igreja:
1ºCo.12:12: “Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo.”
Quando uma parte do corpo está debilitada, todo o organismo sofre. O dedo inflamado provoca dores e febre. Assim, quando um membro do corpo de Cristo sofre, todos sofrem:
1ºCo.12:26: “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.”
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_
NÃO TRANSFIRA RESPONSABILIDADES
O ser humano falha em não admitir os próprios erros. Seja por birra, soberba, ou por não querer demonstrar fraqueza, ele procura transferir a culpa para alguém. Foi assim desde o princípio:
Gn.3:11,12: “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”
Porém, o cristão deve reconhecer as suas falhas, a exemplo de Davi, que, diante da revelação de seu pecado, exclamou:
“Pequei contra o Senhor” (2ºSm.12:13)
Só assim alcançaremos misericórdia.
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_
mude o foco
Um grande segredo para vencer a tribulação é não dedicar toda atenção ao problema. Se o foco de vida estiver totalmente voltado para o transtorno, três coisas irão acontecer:
Primeira: A dor aumentará. Um machucado não incomoda tanto quando a pessoa se ocupa com o trabalho ou com outra atividade benéfica.
Segunda: A pessoa corre o risco de cair na autocomiseração. Com pena de si mesmo, não há quem consiga resistir no dia mal.
Terceira: A vida será neutralizada pelo problema. Com todas as energias canalizadas para ele, corre-se o risco de permanecer estagnado.
Não se deve ignorar o problema. Entretanto, é imprescindível manter o foco naquilo que for mais importante e produtivo:
Fp.3:14: “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Sl.34:5:“Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.”
Deus nos abençoe!
© Todos os direitos reservados ao Pastor Daniel Casimiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ